21 de abril de 2012

SALVE JORGE





Segundo a ALERJ o feriado em homenagem ao dia de São Jorge foi instituído na cidade do Rio de Janeiro em 2001, mas somente em 2008 é que se tornou feriado em todo Estado.
                                                                        
São Jorge foi padroeiro do Estado do Rio até 1910, quando perdeu o posto para São Sebastião, o que não diminuiu a fidelidade de seus devotos.
Ele é admirado em todo mundo por sua coragem e convicção,  pois foi um soldado do exército romano que se recusou a negar sua fé cristã e por conta disso foi decapitado no dia 23 de abril na perseguição do Imperador Diocleciano aos cristãos no ano de 303, na Palestina.
O dia de São Jorge também é celebrado em diversas nações, como Reino Unido, Portugal, Geórgia, Catalunha, Bulgária, entre outras.

“...Jorge sentou praça
Na cavalaria
E eu estou feliz porque eu também
Sou da sua companhia
Eu estou vestida com as roupas
E as armas de Jorge
Para que meus inimigos tenham pés
E não me alcancem
Para que meus inimigos tenham mãos
E não me toquem
Para que meus inimigos tenham olhos
E não me vejam
E nem mesmo um pensamento
Eles possam ter para me fazerem mal
Porque eu estou vestida com as roupas
E as armas de Jorge
Salve Jorge
Salve Jorge...”
Jorge de Capadócia
Fernanda Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.