12 de junho de 2012

O SOL NASCENTE E A RIO + 20




O Colégio Estadual Sol Nascente está promovendo uma grande Gincana Ecológia.  Confira o edital:



GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

C. E. SOL NASCENTE E A RIO + 20

GINCANA ECOLÓGICA

EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE



“A categoria sustentabilidade é central para a cosmovisão ecológica e, possivelmente, constitui um dos fundamentos do novo paradigma civilizatório que procura harmonizar ser humano, desenvolvimento e Terra entendida como Gaia.”

                                                                                                                                       Leonardo Boff


JUSTIFICATIVA:

Com base no nosso P. P. P. e Agenda 21 Escolar, não podemos nos esquivar de intensificar nossas ações pedagógicas, no âmbito da sustentabilidade, principalmente este ano.

Não aprenderemos a amar a Terra apenas lendo ou ouvindo sobre isso. A vivência é fundamental.


OBJETIVOS:

-Educar para pensar globalmente

-Educar sentimentos e ações

-Formar para consciência planetária

-Educar pra simplicidade voluntária

-Cumprir os objetivos acima de modo lúdico e prazeroso



METODOLOGIA:

1- Sensibilizar a equipe docente com relação a importância da ecopedagogia

2-  Elaborar com a participação da comunidade escolar os desafios da gincana e regras

3- Estipular datas e premiações do evento

4- Divulgar o evento

5- Organizar a culminância e avaliação


ABERTURA no dia 01/06

Atividade de conscientização dos transeuntes e comércio local com uma amostra de alunos, 1 de cada turma distribuindo folders e pedindo material que será recolhido na semana de 01 a 15/06.



Haverá um dia de 12 a 14 para limpeza dos canteiros da horta, com ajuda de voluntários (dependendo do clima sol/chuva)

alunos – um representante de cada turma

Professores- voluntários

Pontuação: 5 pontos para cada turma participante



DESENVOLVIMENTO:

Definição da gincana:

1)   Atividade para a semana:

Os alunos deverão fazer o recolhimento do óleo, pilhas, baterias, mudas e entregar no dia 14/06 para contagem parcial.


 A)Coleta de óleo usado - destacando que cada litro de óleo que arrecadamos deixa de poluir 1 milhão de litros de água- Pontuação: 5 pontos por litro de óleo



B) Coleta de pilhas e baterias usadas – Pontuação: 5 pontos por cada item



C)Mudas de plantas medicinais ou tempero plantadas em PET, tetrapack , copinhos descartáveis...

Obs. Mudas já crescidas 


Pontuação: 1 ponto por muda


2) Criar e caracterizar um superherói que tenha a ver com a questão sustentabilidade e meio ambiente. (Apresentar o aluno caracterizado no dia 15/06 – local: quadra)

1º lugar - 50 pontos

2º lugar- 40 pontos

3º lugar- 30 pontos



3) Durante a semana de 11 a 15/06 cada turno será responsável em manter a escola em perfeito estado de conservação e limpeza (salas, pátios, banheiros, quadros, corredores, mesas limpas,...), manter luzes e ventiladores desligados quando não tiver ninguém utilizando. Os funcionários de apoio terão a responsabilidade de verificar todos os setores e sua conservação.

Os professores de ciências de cada turma ficará responsável em orientar os alunos

Pontuação para o turno:

15 pontos para o turno mais conservado



4) Cada turma ficará responsável em fazer um tipo de apresentação de música coreografada, teatro, paródia coreografada todos envolvendo o tema reciclagem, Rio+20 e 8 objetivos do Milênio (Dia 15/06 – local quadra)

1º lugar – 50 pontos

2º lugar- 40 pontos

3º lugar- 30 pontos



5) QUIZ – Será realizado um quiz no decorrer da atividade do dia 15/06 com perguntas pertinentes ao tema (Local: quadra)

Pontuação: 1 ponto para cada resposta correta



DATA DA CULMINÂNCIA

15/06 – No horário de 10 às 14h



DA PONTUAÇÃO FINAL:

Cada professor da área de ciências utilizará a Gincana como instrumento de avaliação sendo atribuída pontuação final conforme a classificação:

1,5 pontos para todos que participarem

Medalha e certificado de participação



Foi convidado o Grupo da 3ª idade para realizar o desfile com material reciclado.


Participem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.